Consenho Nacional do Café
20.10 - CNC - Balanço Semanal de 16 a 20/10/2017 19.10 - Café especial: Minasul conhece hoje os vencedores do 25º Concurso de Qualidade 19.10 - SIC: cooperados Cocatrel poderão adquirir adubos e fertilizantes a preços de feira 19.10 - Café: comitiva colombiana visita o Brasil em busca de conhecimento técnico 18.10 - COMUNICADO: Prêmio Café Brasil tem prazo para inscrições estendido 18.10 - Café especial: Cup of Excellence Brazil 2017 tem 73 finalistas 18.10 - Expocaccer movimenta o 25º Seminário do Café 17.10 - Rádio CNC - Silas Brasileiro manifesta apoio à Portaria nº 1.129 do Ministério do Trabalho 16.10 - COMUNICADO: Prêmio Café Brasil tem prazo para inscrições estendido 16.10 - Rádio CNC - Ministério do Trabalho publica portaria sobre trabalho escravo 11.10 - CNC - Balanço Semanal de 09 a 13/10/2017 10.10 - Prêmio Café Brasil de Jornalismo destaca a importância da cafeicultura nacional 09.10 - Cooxupé vai recuperar 290 hectares de Áreas de Preservação Permanente em Guaxupé 09.10 - Acarpa realizou o 25º Seminário do Café Região do Cerrado Mineiro 06.10 - CNC - Balanço Semanal de 02 a 06/10/2017 04.10 - Abertura do 25º Seminário do Café acontece na terça-feira 04.10 - Café especial: empresas brasileiras ampliam negócios na principal feira do Japão 04.10 - Conferência Global de Sustentabilidade reúne líderes da cadeia do café 02.10 - Prêmio de Jornalismo evidenciará sustentabilidade de cafeicultores e cooperativas 02.10 - Cooperados da Cooxupé preparam lavoura para safra cafeeira de 2018

Institucional - Quem é Quem

Gestão 2016 a 2018

PRESIDENTE EXECUTIVO: Silas Brasileiro
Formado em Administração de Empresas, é produtor rural (grãos, pecuária leiteira e de corte, suinocultura, café e eucalipto) e empresário (beneficiamento e comercialização de café e cereais, supermercado, farmácia, posto de combustível, hotel, restaurante, transportes e materiais para construção). É presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC) e primeiro suplente na Câmara Federal, Casa onde foi deputado por três mandatos consecutivos - 1994 a 2006 -, além dos anos de 2009, 2010, 2013 e 2015 em razão da vacância de mandato. Em seu currículo ainda constam Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) - maio/2007 a maio/2009 -, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) - julho/2004 a abril/2006 - e Prefeitura Municipal de Patrocínio - janeiro/1989 a dezembro/1992.

COORDENADOR: Maurício Miarelli - COCAPEC

Engenheiro agrônomo, graduado pela Escola Superior Agronômica de Lavras, com MBA em cooperativismo pela FEA/USP - Ribeirão Preto. Foi presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) de 2005 a 2007 e, de 1990 ao começo de 2011, atuou profissionalmente na Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), onde exerceu, entre outras, a função de diretor-presidente. Em 2015, foi reconduzido para a presidência da Cocapec, cargo que exerce até atualmente. Membro da Câmara Consultiva da BM&FBovespa e da Câmara Consultiva da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, também foi integrante do Grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento do Agronegócio Café (PNDAC) .

CONSELHEIROS DIRETORES DO CNC
- Ordem alfabética -

Carlos Alberto Paulino da Costa - COOXUPÉ
Engenheiro agronômico pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), é presidente da Cooxupé desde 2003, entidade na qual integra o Conselho de Administração há 22 anos. Cafeicultor atuante no Sul e no Cerrado de Minas Gerais, tem se dedicado à prática do cooperativismo desde meados da década de 80. Em 1995, assumiu a presidência da Cooperativa de Crédito Rural dos Cafeicultores e Agropecuaristas em Guaxupé (Agrocredi), cargo que ocupou até março de 2003, quando, em Assembleia Geral Ordinária, e através de decisão tomada pelo fundador da Cooxupé, Isaac Ribeiro Ferreira Leite, foi indicado para presidir a Cooxupé. Passou a integrar a Diretoria Executiva desta Cooperativa ao lado do vice-presidente, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, e do diretor administrativo, Antonio Carlos Oliveira Martins, e vem atuando de forma a garantir as melhoras contínuas da Cooxupé, que atualmente congrega cerca de 12 mil associados e se concretizou como a maior do mundo em café.


Esthério Colnago - OCB-SESCOOP/ES
Esthério Sebastião Colnago, presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES: nascido em São Domingos do Norte/ES, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa/MG em 1974. Atuou no INCAPER (na época EMATER, como analista de campo), foi superintendente da Coopeavi por 25 anos, fundador e atual vice-presidente do Sicoob Centro-Serrano, cafeicultor, cooperado da Cooabriel; atual presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES, presidente da Agrocoop - Cooperativa Central Agroindustrial do Espírito Santo, faz parte da diretoria da OCB Nacional como representante suplente da região sudeste e também membro titular do Conselho Nacional do Café como representante do ES.

Francisco Miranda de Figueiredo Filho - COCATREL
Formado em Engenharia Civil e produtor rural, é presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) e conselheiro diretor do Conselho Nacional do Café (CNC). Também atua como representante da produção no Conselho Deliberativo da Política Cafeeira (CDPC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e do Conselho Administrativo da OCB/Sescoop-MG. Na política, atuou como vereador pela Câmara Municipal de Três Pontas durante três mandatos.



Francisco Sérgio de Assis -
FEDERAÇÃO DO CERRADO MINEIRO
Engenheiro agrônomo pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, desde 1986 atua como cafeicultor empreendedor na Região do Cerrado Mineiro e como liderança de entidades representantes de produtores em nível regional, nacional e internacional. É presidente
da Associação dos Cafeicultores da Região de Monte Carmelo (AMOCA), desde 1992; da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Monte Carmelo (Coocacer), desde 1999; e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, desde 2001, além de, na área social, presidir o Conselho de Defesa Social de Monte Carmelo. Possui vasta experiência na cafeicultura, tanto como produtor, que lida com as questões administrativas do negócio, quanto como líder, que visa a melhorias contínuas, coletivas e sustentáveis para o café da Região do Cerrado Mineiro e do Brasil.

José Marcos Rafael Magalhães - MINASUL
Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela PUC-MG, pós-graduado (Latu Sensu) em Engenharia Econômica, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Planejamento Estratégico, possui MBA’s em Gestão Estratégica de Empresas e Planejamento Integrado. Participou de vários cursos de especialização nos Estados Unidos (Cisco Co, Lucent, Microsoft, etc); Alemanha (Deutsche Telekon); Itália (Telecon Italia); Suíça (Elisa); Finlândia (Nokij); Japão (Nec Corporation) e ocupou cargos de direção em empresas dos setores estatal, privado e multinacional, atuando no Brasil e no exterior, tendo desenvolvido trabalhos de relevância em várias culturas e países. É cafeicultor no Sul de Minas há mais de 4 anos, participou do Conselho Fiscal (2015-2016) e, desde abril de 2016, ocupa o cargo de Diretor Presidente da Minasul.

José Vicente da Silva -
COOPERCITRUS
José Vicente da Silva ingressou na Coopercitrus em 1991, para ocupar o cargo de gerente de crédito, trazendo para a cooperativa a experiência adquirida em cargos gerenciais no setor bancário. De 1992 a 1993, foi superintendente da Cooperativa Central de Fertilizantes (Cooperfértil). Em março de 2010, foi eleito em Assembleia Geral Ordinária, Diretor de Administração e Negócios, com mandato até 2014. Nesse cargo, foi o idealizador e principal responsável pela implantação de um novo e muito bem-sucedido modelo comercial na Cooperativa: o Shopping Rural, hoje presente em 20 municípios e já levado, com sucessopara o Agrishow. Desde março de 2014, José Vicente ocupa o cargo de Diretor Presidente Executivo da Coopercitrus.

Leonardo de Mello Brandão - COCCAMIG
Natural de São Gonçalo do Sapucaí (MG), é filho e neto de produtores rurais radicados no Sul de Minas. Médico Veterinário formado pela Universidade da Fundação Octávio Bastos – Unifeob de São João da Boa Vista (SP), em 1997, e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade de Araras - Uniararas, em 2011, iniciou sua carreira como representante técnico e comercial na Multinacional Fordog, foi assistente técnico em cooperativas de leite e diversas fazendas de produtores do Sul de Minas, além das fazendas da família. É cafeicultor e agropecuarista e participa das gestões do Sindicato Rural de São Gonçalo do Sapucaí, que preside desde 2009. Na Cooperativa Agropecuária de São Gonçalo do Sapucaí – Coopervass, integra o Conselho de Administração desde 2004 e já ocupou os cargos de presidente e vice-presidente. Desde 2009 participa da Diretoria Executiva da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais – Coccamig, em Varginha (MG), da qual foi eleito presidente em março de 2017 e terá mandato até março de 2020.

Luciano Ribeiro Machado - BANCOOB
Formado em Engenharia Agronômica, em 1993, pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, em Viçosa (MG), pós-graduado e doutorado em Economia Rural, no ano 2000, também pela UFV. Possui formação internacional Link Program 7th Cicle – Confédération Internationale des Banques Populaires – CIBP –, em Montabaur, Alemanha. É produtor rural voltado à agricultura de precisão na Fazenda Santa Lúcia III e à pecuária de corte na Fazenda Guapuruvu, ambas em Unaí (MG). Foi assessor técnico na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA de 2001 a 2003 e ingressou no Banco Cooperativo do Brasil – BANCOOB em 2006, exercendo o cargo de Supervisor de Planejamento Estratégico. Na instituição, foi Gerente de Orçamento e Informações Gerenciais, Gerente de Agronegócios e, atualmente, é Superintendente Comercial. Foi comerciante na MVB Insumos Agropecuários e consultor nas empresas Rios Estudos e Projetos Ltda, Agronegócios Estudos e Projetos e na inLoco Assessoria e Projetos (até atualmente), além de ter sido docente de estatística, micro e macroeconomia, projetos, econometria, mercado de capital, avaliação de empresas e planejamento estratégico nas Universidades Federal de Viçosa, Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, Estadual de Santa Cruz, Federal da Bahia, Católica de Brasília e UNICESP, além de Fundação Getúlio Vargas – FGV e Instituto Cenecista de Unaí. Atualmente, também é membro do Conselho Deliberativo da Fundação Sicoob de Previdência Complementar – Sicoob Previ..


NY - ICE US (US$ cents / lb-peso)
Contrato 18/10/17 19/10/17 Dif.
Dez/17 124,30 126,85 2,55
Mar/18 128,10 130,60 2,50
Mai/18 130,55 133,05 2,50
ICE Europe (US$ por tonelada)
Contrato 18/10/17 19/10/17 Dif.
Nov/17 2000 2028 28,00
Jan/18 1949 1973 24,00
Mar/18 1929 1950 21,00
SP - BM&FBovespa (US$/saca)
Contrato 18/10/17 19/10/17 Dif.
Dez/17 153,75 157,10 3,35
Mar/18 155,85 159,15 3,30
Set/18 158,50 162,00 3,50
CEPEA ESALQ/USP (R$ a vista)
Variedade 18/10/17 19/10/17 Dif.
Arábica 6 440,14 445,65 5,51
Robusta 6 377,51 378,01 0,50
Dólar Comercial
US$ 1 18/10/17 19/10/17 Dif.
R$ 3,1651 3,1760 0,01
CNC - Sede Brasília (DF)
SCN Qd. 01, Bloco C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sala 1.101
Brasília (DF) - CEP: 70711-902
Fone / Fax: (61) 3226-2269 / 3342-2610
E-mail: presidente@cncafe.com.br
CNC - Representação São Paulo (SP)
R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar
Bela vista, São Paulo (SP) - CEP: 01327-002
Fone: (11) 3284-6800 / Fax: (11) 3287-4600
E-mail: presidente@cncafe.com.br

Desenvolvido por Solute